Piaget – Cognitivismo

• O grande objectivo dos seus estudos passa por compreender a natureza e a evolução do conhecimento, isto é a sua estrutura – estruturalismo.

• O indivíduo, aquando o seu nascimento, possui um património genético, que o permite relacionar-se com o meio que o rodeia, e deste modo, adaptar-se a mais variadas situações.

• O indivíduo é um agente activo na construção do seu conhecimento e realidade.

• O desenvolvimento intelectual ocorre através de mudanças nas estruturas do conhecimento.

• O processo desenvolvimental assenta em quatro factores:
o Hereditariedade e maturação interna;
o Experiência física e acção sobre os objectos;
o Transmissão social;
o Equilibração progressiva.

• Piaget defende que existem 4 estádios de desenvolvimento:

Estádio Sensório-motor (0-2 anos)

• Coordenação de meios e fins

• Permanência do objecto e de causalidade

• Criação de imagem mental e formação de símbolos

• Inteligência prática baseada na acção

Estádio Pré-operatório (2-7 anos )

• Egocentrismo intelectual

• Pensamento mágico

• Função simbólica (2-4 anos)

• Pensamento intuitivo (4-7 anos)

Estádio das Operações concretas (7-11/12 anos)

• Reversibilidade mental

• Pensamento lógico

• Noção de conservação e classificação

• Tempo e velocidade

Estádio das Operações formais (A partir dos 11/12 anos)

• Raciocínio hipotético-dedutivo

• Pensamento abstracto

• Definições de conceitos e de valores

3 comentários: