O Recém-nascido



O primeiro mês de vida, é um período especial na vida de um bebé. Parte deste tempo é passado a ajustar-se ao novo mundo e as novas funções que o corpo é responsável por manter sem a ajuda da mãe, respirar, regular a temperatura, fazer a digestão, etc.
As respostas de um recém-nascido às pessoas e aos vários estímulos são afectadas pelo nível de alerta, atenção e actividade. Estas condições reflectem as necessidades do bebé e a disponibilidade por contacto com o mundo exterior, e são referidas como os estados infantis.

Classificação dos Estados Infantis

-Sono Regular: O bebé está quieto com as pálpebras bem fechadas. A respiração é calma e regular. Os músculos faciais estão relaxados
-Sono Irregular: Os olhos do bebé estão fechados, mas as vezes mexem-se. Faz movimentos suaves de vários tipos, contorce-se, alonga-se, e assim por diante. As expressões faciais alteram-se com frequência, sorriso, amuo, beicinho. A respiração é mais rápida e irregular.
-Sono Periódico: Ocorre entre o sono regular e irregular. O bebé tem respirações e movimentos musculares rápidos, seguidos de um período de respiração lenta e inactividade.
-Sonolência: É um período de transição do estar acordado para o dormir, e vice-versa. As pálpebras abrem e fecham intermitentemente e não estão focadas em nada. A respiração é regular mas rápida
-Inactividade alerta: O bebé está acordado, com os olhos brilhantes. Seguem o movimento de objectos, está contente, alerta e curioso. A cara está relaxada, a respiração regular, mas mais rápida.
-Actividade Desperto: Com frequência o bebé tem actividade motora, envolvendo o corpo todo. Os olhos estão abertos, e a respiração é muito irregular.
-Choro: O bebé chora constantemente, envolvendo movimentos vigorosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário