Freud – Teoria psicanalítica

• As motivações inconscientes, as vivências emocionais ocorridas durante a infância e a evolução psicossexual do sujeito desempenham um papel fundamental no desenvolvimento humano.

• A sexualidade, integrada no desenvolvimento desde o nascimento até à puberdade evolui através de cinco estádios psicossexuais (Tavares, Pereira, Gomes, Monteiro, & Gomes, 2007).

• Em cada estádio, o sujeito focaliza-se em zonas erógenas específicas em busca do prazer e satisfação.

• A passagem por cada estádio implica um confronto entre a satisfação das pulsões sexuais e as forças que se lhe opõem. A resolução desses conflitos é alvo de uma dicotomia difícil de gerir e que irá ter influência na formação da personalidade do adulto.



Estádio Oral: 0-12/18 meses

• A boca é a zona de prazer e satisfação predominante;

• É o meio directo e principal de contacto com a realidade; todos os objectos que o bebé encontra são sugados e, posteriormente são mordidos;

• A altura do desmame, fase em que a criança é mais activa e agressiva corresponde a uma experiência da frustração que se não for ultrapassada positivamente poderá originar comportamentos de gratificação oral (ex: fumar, beber, beijar, mascar pastilhas);

• Estruturam-se já os contornos bipolares da personalidade: optimismo/pessimismo, admiração/inveja, credulidade/desconfiança.

Estádio Anal :18 meses aos 2/3 anos

• A zona erógena é a região anal;
• A criança sente prazer a expulsar/reter as fezes;
• Neste período, os pais tendem a introduzir os hábitos de higiene, mas se forem demasiado rígidos ou demasiado tolerantes nesta aprendizagem, poderão produzir reacções quer de retenção, quer de descontrolo das fezes.

Estádio Fálico:3-5/6 anos

• A zona erógena é a genital;

• A criança toca a explora o seu corpo e o dos outros;
• É neste estádio que ocorre o Complexo de Édipo/Electra;

• Estruturam-se contornos bipolares de personalidade: orgulho/humildade, sedução/timidez, castidade/promiscuidade.
Estádio de Latência: 5/6 anos à puberdade

• Ausência de interesses sexuais;

• Curiosidade intelectual e criação de relações sociais;

• Aprendizagem social, desenvolvimento da consciência moral.

Estádio Genital: A partir da puberdade
• Predomínio da sexualidade genital, através de contactos sexuais com parceiros.

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