Desenvolvimento Físico-Motor no Período Escolar

A criança torna-se mais independente, pelo que continua a desenvolver a força, a rapidez, a coordenação e o controlo necessário para refinar as suas habilidades motoras grossas e finas


Habilidades Motoras Grossas:


• Neste período, a criança é capaz de controlar intencionalmente os movimentos, sendo que várias capacidades e tarefas motoras tomam lugar: montar bicicletas, a saltar à corda, a nadar, a dançar, trepar escadas, entre outras.


• Estas tarefas são realizadas com um mesmo ritmo e com poucos erros mecânicos.


Habilidades Motoras Finas:



• A criança desenvolve estas habilidades rapidamente durante neste período, até mesmo antes da primeira classe: nos infantários, as professoras ajudam na construção da escrita e da leitura, bem como em tarefas que envolvam este tipo de motricidade, como colar, cortar, desenhar, pintar, a moldar com argila, entre outras.

• Muitas das habilidades motoras finas são requeridas no desenvolvimento da escrita durante os 6 e 7 anos de idade da criança.


• O crescimento da criança é mais lento e mais regular do que nos dois primeiros anos de vida: ocorre um período estável de crescimento que continua até por volta dos 9 anos de idade nas raparigas e até ais 11 anos nos rapazes.


• O crescimento é influenciado por factores como o ambiente, a nutrição, o sexo e factores genéticos.


• Ao mesmo tempo que o crescimento e o desenvolvimento físico ocorre estão igualmente a decorrer mudanças internas: os ossos crescem mais e o corpo amplia-se, estando associadas dores de crescimento; episódios de rigidez e de dor causados pelo crescimento muscular são particularmente comuns à noite; o desenvolvimento do esqueleto durante este período está associada à perda dos ‘dentes bebés’, sendo que aos 6 ou 7 anos de idade a criança já perdeu os seus 20 dentes primários; os depósitos de gordura diminuem dos 6 meses de idade até aos 6 ou 8 anos, sendo este facto mais acentuado nos rapazes; os músculos aumentam em comprimento, em extensão e largura;


• A lateralização dos hemisférios cerebrais torna-se mais acentuada durante os anos escolares;

Sem comentários:

Enviar um comentário