Desenvolvimento Sócio-emocional no Período Pré-Escolar


• O auto-conceito é a imagem que temos de nós próprios. É por volta dos 4 anos que se dá uma mudança no auto-conhecimento, as crianças já são capazes de olhar ao espelho e reconhecerem-se. Também por volta desta idade, a auto-definição – características usadas para se descrever a si mesmo – torna-se mais compreensível.


• Contudo ainda não conseguem distinguir o self real – o que a pessoa é na realidade, do self ideal – o que a pessoa gostaria de ser. Por isso, a criança descreve-se a si como um modelo de virtude e capacidade.


• A compreensão das emoções dirigidas ao seu “eu” não começa antes dos 3 anos. Sendo que só neste período é difícil para as crianças reconhecerem emoções e o que estas provocam. O apoio social dos pais, educadores e pares revela-se uma importante fonte de auto-estima neste período.

Ambiente social e físico desejável


O ambiente tem um efeito crucial no desenvolvimento da criança. Uma interacção positiva entre a criança e o meio é fundamental para que esta se desenvolva de uma forma saudável, independente e feliz.
É importante que neste período seja fornecido à criança, por parte dos pais e dos educadores, um ambiente seguro e estimulante, onde esta pode descobrir e explorar, onde esta pode saltar e correr, onde esta se pode sentir livre mas em segurança. É também importante nesta altura que a criança passe a frequentar o jardim de infância, creche ou pré-escola, pois aí conhecem diferentes crianças e com elas aprendem e se constroem. É a partir dos 3 anos que as crianças começam a ter amigos – habitualmente do mesmo sexo, não sendo exigentes em relação aos companheiros.

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