Desenvolvimento Físico-Motor no Período Pré-Escolar

Designa-se por período pré-escolar ao intervalo de idades entre os 2/3 e os 6 anos. Neste período as crianças deixam de ser bebés, são capazes de maiores e melhores realizações. Uma criança de 3 anos é uma criança aventureira resoluta, sente-se à vontade no mundo, capaz de explorar e descobrir as suas capacidades. A criança desta idade deixou de atravessar um período relativamente perigoso – os primeiros 3 anos de vida – para entrar numa fase mais saudável e menos ameaçadora.



Mudanças Fisiológicas

• Por volta dos 3 anos de vida as crianças tornam-se mais compridas e mais esguias, perdem a face redonda, típica do bebé, e os músculos abdominais desenvolvem-se, diminuindo a barriga. As suas proporções físicas assemelham-se mais às do adulto.

• Os rapazes por volta dos 3 anos são ligeiramente mais alto e pesados do que as raparigas e tem mais massa muscular por quilo de peso corporal, enquanto as raparigas têm mais tecido adiposo. Tanto os rapazes como raparigas, neste período crescem entre 5 a 8 centímetros e ganham 2 a 3 quilos por ano. A superioridade dos rapazes face às raparigas mantém-se até ao início da puberdade.

• Estas mudanças físicas reflectem o desenvolvimento no interior do corpo. O crescimento muscular e ósseo aumenta, os ossos tornam-se mais fortes e duros, dando uma maior protecção interna. O sistema respiratório, circulatório e imunitário desenvolvem-se crescentemente e contribuem para a força física e para a vitalidade da criança.


• Por volta dos 3 anos aparecem os primeiros 20 dentes e as crianças podem mastigar tudo quanto quiserem. Os pais tendem a ignorar e a achar normal o facto de crianças com menos de 4 anos chupar no polegar. Porém, a dentição definitiva, que começa a formar-se bem antes de se tornar visível aos 6 anos, poderá ser afectada se este hábito persistir depois dos 4 anos, podendo ser então necessário recorrer a um tratamento.


• Tal como nas crianças mais novas, um desenvolvimento motor e físico saudável no período pré-escolar, depende de uma boa alimentação e de um sono adequado. Neste período as crianças comem menos do que anteriormente e necessitam de uma dieta equilibrada. A obesidade torna-se mais provável neste período. Os padrões de sono mudam, as crianças geralmente dormem toda a noite, fazem uma sesta durante o dia e dormem mais profundamente.


• É normal que as crianças do período pré-escolar desenvolvam rituais de adormecimento que adiam o sono e que se apoiem em objectos transicionais (cobertor, peluche).


• A enurese, ou molhar da cama, é comum, especialmente à noite e é habitualmente ultrapassada sem ajuda especial.

Capacidades motoras


• Entre os 3 e os 6 anos as crianças fazem grandes progressos nas competências motoras, tanto as competências motoras grossas, como correr ou saltar, como as competências motoras finas, como abotoar e desenhar.

• Por volta dos 2 anos e meio começam a saltar com ambos os pés, já que agora os músculos das pernas são suficientemente fortes para aguentarem o peso corporal. Subir escadas é mais fácil do que descer, e por voltar dos 3 anos e meio a maior parte das crianças alterna os pés quando sobe escadas e só por volta dos 5 anos é que consegue fazer o mesmo a descer.

• As competências motoras neste período são a base para a prática de desporto, de dança ou outra actividade. Torna-se então importante que seja fornecido um ambiente activo, em que as crianças possam saltar e correr em segurança, para assim garantir um melhor desenvolvimento físico.

• As competências motoras finas permitem à criança assumir uma maior responsabilidade pela sua própria pessoa. Aos 3 anos a criança consegue verter o leite para a taça dos cereais, comer com talheres, ir ao quarto de banho sozinha. Aos 5 anos consegue vestir-se com pouca ajuda, copiar um quadrado ou triângulo e desenhar uma figura humana mais completa.

• Apesar de os rapazes serem mais fortes, as raparigas tendem a ser melhores que os rapazes em tarefas que envolvem a coordenação dos membros.

• A lateralidade, preferência pela mão direita ou esquerda, é geralmente evidente por volta dos 3 anos.

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