Desenvolvimento Cognitivo-Linguístico no Período Escolar


• Início da capacidade de pensamento lógico não demasiado abstracto e de entender os conceitos que usa ao lidar com o ambiente em seu redor, de forma cada vez menos intuitiva e egocêntrica;


• Aprendizagens rápidas que, na maioria dos casos, parecem ser realizadas com entusiasmo, perseverança e curiosidade, encarando o pensamento e a aprendizagem como um desafio intelectual;


• Segundo Piaget, a criança em idade escolar encontra‐se num período de desenvolvimento do pensamento concreto – estádio das operações concretas, sendo que se designam operações as acções executadas, já não materialmente, mas interiormente e simbolicamente, que podem combinar‐se de todas as maneiras e assim como ser invertidas (reversibilidade).


• Piaget afirma que é neste estádio que se reorganiza verdadeiramente o pensamento; é a partir deste estádio (operações concretas) que começam a ver o mundo com mais realismo e deixam de confundir o real com a fantasia.


• Animismo: a criança dá características humanas a seres inanimados; este animismo vai desaparecendo progressivamente, salientando-se a importância do papel do adulto, na medida que, a partir, sensivelmente dos cinco anos, não deve reforçar, mas sim atenuar o animismo.
• Realismo: não distinção entre o que é objectivamente real e o que não é (imaginação).


• A criança já compreende a noção de volume, bem como peso, espaço, tempo, classificação e operações numéricas.

• Neste período o pensamento da criança é: flexível, irreversível, não limitado ao aqui e agora, multidimensional, marcado pelo uso da inferência lógica e pela procura de relações causa – efeito.
• A criança começa a refinar as suas habilidades linguísticas.

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