Desenvolvimento Cognitivo-Linguístico no Período Pré-Escolar

• No período pré-escolar a criança não precisa de pistas sensoriais e motoras, esta ausência de pistas caracteriza a função simbólica: capacidade para usar símbolos ou representações mentais às quais a criança atribuiu significado. Ter símbolos para as coisas ajuda a criança a pensar acerca delas. Porém, a criança ainda não consegue pensar logicamente.

• As crianças neste período conseguem perceber o conceito de identidade: a concepção de que as pessoas e muitas coisas são basicamente as mesmas mesmo quando mudam de tamanho, forma ou aparência, e também as relações causais.


• Entre os 3 e os 5 anos as crianças desenvolvem a capacidade de algum conhecimento dos seus próprios processos de pensamento e alguma capacidade para distinguir acontecimentos imaginários e reais.

• Contudo, neste período a criança centra-se apenas num aspecto da situação, negligenciando os outros. É também incapaz de compreender que uma operação pode ser feita em ambos os sentidos – irreversabilidade.


• É incapaz de compreender o significado das transformações entre estado e assume que toda a gente pensa com ela – egocentrismo.

• A criança não utiliza nem o raciocínio dedutivo nem o indutivo, salta de um aspecto para o outro – transdução, e atribui vida a objectos inanimados – animismo.

Desenvolvimento da linguagem

• No período pré-escolar o vocabulário aumenta muitíssimo, tal é permitido por mapeamento rápido, a criança absorve o significado de uma palavra nova após a terem ouvido uma ou duas vezes.


• Aos 3 anos, em geral, as crianças usam o plural e o pretérito passado e conhecem a diferenças entre eu, tu e nós.


• Entre os 4 e 5 anos, as frases têm em média quatro a cinco palavras, usando já preposições.


• Por volta dos 5 ou 6 anos as crianças falam através de frases mais longas e mais complicadas.


• Investigações indicam que as crianças aprendem a pragmática e envolvem-se no discurso social. Aos 2 anos e meio as crianças começam a envolver-se em diálogos capazes de tornar o seu discurso claro e relevante.


• É normal e comum o discurso interno – falar para si próprio em voz alta. Desaparece por volta dos 9 anos.

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