24 Meses



• Para além de andar e de correr, consegue pedal um triciclo, saltar no mesmo sítio com ambos os pés, e equilibrar-se momentaneamente num só pé;

• Pega e mexe em tudo o que lhe está acessível, explorando os objectos;

• Consegue despir-se quase completamente, e consegue vestir algumas peças de roupa;

• Representa mentalmente os acontecimentos, deixando de estar limitado à tentativa e erro para resolver problemas;

• O pensamento simbólico permite que começa a pensar acerca dos acontecimentos e antecipar as suas consequências, sem estar sempre associadas à acção;

• Aprende muitas palavras novas, de cerca de 50 a 400, utiliza verbos e adjectivos;

• Segue instruções verbais simples, usa três ou mais palavras combinadas;

• Usa objectos para representar outros objectos (uma vassoura para um cavalo, um saco para um chapéu);

• Desenvolve emoções como empatia, ciúme e embaraço.

Ambiente social e físico desejável

O ambiente tem um grande efeito no desenvolvimento das competências da criança. Um ambiente sensível às capacidades da criança e sua estimulação, programado num nível mais elevado do que o desenvolvimento da criança, vai acelerar o seu progresso. A falta de estímulos e um ambiente sem respostas atrasa o desenvolvimento físico, da linguagem e a capacidade de realização de tarefas de forma autónoma. O ambiente envolvente da criança, deve ser ainda, acolhedor e tranquilo, diminuindo a agressividade natural desta fase.
A valorização das conquistas da criança é essencial para que continue a desenvolver a curiosidade e daí a sua autonomia, sem deixar de parte a noção dos limites, dando a entender que a autoridade está do lado dos progenitores, dizendo “não” sempre que necessário, ensinado tarefas alternativas às proibidas.
Incentivar as crianças a soprar velas, fazer bolas de sabão ou beber por uma palhinha faz trabalhar os elementos que compõem o sistema fonatório, tornando mais fácil a articulação de sons.
O desenvolvimento saudável só é possível sobre uma estrutura emocional estável. É também um promotor de desenvolvimento a vinculação. As creches de qualidade têm também um impacto positivo no desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança, tornando assim, as crianças mais sociáveis e mais afectuosas para com os pares.


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